quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Iron Biker Brasil 2014
Foi um final de semana dolorido, literalmente.

Pelo terceiro ano consecutivo participei do Iron Biker, em Mariana - MG.
Esta prova reúne grandes nome do MTB nacional e também internacional. É uma prova diferente das demais, por ser disputada em três dias e no sistema de pontos. Apesar de ser uma prova de maratona, ela tem a característica de ter um grande percentual do percurso em single tracks e trilhas.

Pântano do Shrek

Na sexta-feira (19/09) aconteceu o Desafio Histórico, destinado às categorias Elite Feminina e Masculina. Foram 5 voltas num circuito de aproximadamente 1 km pelas ruas históricas de Mariana, com obstáculos artificiais. As 5 primeiras colocadas garantiram 2 pontos e as demais 1 ponto. Foi uma correria danada para conseguir largar... pra mim a maratona já começou na sexta à noite. Devido ao trânsito de Ouro Preto para Mariana, alinhei para largar faltando 2 min, sem aquecer e tremendo de nervosismo pela correria até ali. Consegui ficar em 4ª lugar e garantir os 2 pontos.

Ruas históricas de Mariana


No sábado (20/09) foi a vez das trilhas e estradas. Foram 89 km, com single tracks intermináveis, muitas travessias de rios e subidas generosas. Como se não bastasse fazer 89 km, infelizmente eu e mais alguns atletas da categoria masculina acabamos errando o caminho. Resultado: 8,5 km a mais e mais de 30 min de tempo perdido. A sinalização discreta não ajudou, mas fica a lição de prestar mais atenção. É aquele ditado: Quando a cabeça não pensa o corpo padece.  Além disso levei um tombo feio. No momento que levantei do chão, o calombo também levantou na minha perna esquerda.
Mas, apesar dos imprevistos, curti demais o percurso e finalizei na 8ª colocação, com 5h de prova.



No domingo (21/09), tive um pequeno imprevisto de madrugada. Acordei com sede e aproveitei para ir ao banheiro. Escorreguei no assoalho de madeira encerrado do quarto do hotel, mas não caí! Consegui frear a tempo, mas cortei o dedão do pé num prego do assoalho. Doeu.

As 9h largamos para mais 57 km de pura diversão. O corpo mostrava os sinais de cansaço do dia anterior. Dava pra sentir desde o dedão do pé ..rsrs até o último fio de cabelo. Mas foi só largar para esquecer tudo. Eu sabia o que tinha que fazer. Para conseguir um tão disputado lugar no pódio, precisava ficar no máximo com a terceira colocação.  Larguei e encostei na colombiana Angelita e na mineira Roberta Stopa e acompanhei até onde deu. Mantive a 3ª colocação durante toda a prova e com isso garanti o 5º Lugar Geral da prova.  Confesso que não era o resultado que planejei, pois estava preparada para andar entre as 3 primeiras, mas nem sempre as coisas acontecem como planejamos.



Por algumas semanas darei uma pausa nos treinos e competições e logo volto com as energias renovadas para as últimas competições do ano.

Eu e Alexia


Eu e a belga Liesbeth


Agradeço aos apoios:
ASSICLO
FME Indaial
SOS Bikes
AABB Timbó
Race Pace - Treinador Vitor Costa
Nutricionista Nadia Venturi
Academia Corpo em Ação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário